quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Muro de Berlim e o Mapa do futebol alemão


de Leandro Iamin

Quando vemos a primeira divisão brasileira concentrada em poucos Estados e vagando ao redor de um "eixo", temos um mapa que explica a divisão social e financeira desse gigante território.

A falta que faz um time do norte, a luta pelos nordestinos manterem-se na elite, e o circulo vicioso que isso causa (fora da elite, menos dinheiro, menos prestígio, menos torcida) justifica outros significados para um mesmo jogo, posto que o caminho que um time longe do "eixo" trilha rumo ao sucesso é mais espinhoso. Muitas vezes, estes se vestem com um orgulho regional para equilibrar partidas.

No entanto, não somos o único país cujo mapa da bola explica o mapa da história. A geografia de todos os países dialoga, ao menos um pouco, com a distribuição de seus principais clubes.

20 anos após a queda do Muro de Berlim, que dividia a Alemanha em ocidental (aberta ao capital) e oriental (fechada), o mapa da BundesLiga, primeira divisão alemã, nos conta muito do que é o país.

Abaixo, você vê onde se localizam os 20 times que compõem a Bundes. Em amarelo, o território oriental dos tempos de Muro de Berlim.

Apenas um clube da elite alemã vive no território "oriental". É o Hertha, que, além de ser da capital Berlim, é disparado o último colocado do Alemão. Ou seja, pro ano que vem a BundesLiga pode ser 100% "ocidental".

20 anos depois, e os times dessa região seguem com dificuldades para manterem-se no nível estrutural de seus concorrentes conterrâneos.


Sobre o mapa

A Alemanha encontra uma concentração maior na região da Renânia e do Norte-Vestfália. Bochum, Dortmund e Gelsenkirchen são cidades vizinhas, e ladeadas por M´Gladbach, Leverkusen e Köln. Nessa região, cidades como Duisburg, Bielefeld e Aachen possuem regularmente times na elite.

Norte e sul possuem times quase fixos: ao norte, Werder Bremen e Hamburgo são fortes, e o Wolfsburg segue o mesmo caminho. No sul, a região bávara coloca o Bayern, e ao seu sudoeste a região é próspera com as cidades de Stuttgrt e Frankfurt, por exemplo.

Vale lembrar que, na região da Alemanha Oriental, além do Hertha Berlin, o Cottbus é um time de recente participação na BundesLiga, assim como o Hansa Rostock.