quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dois toques: A derrota em casa e os dois terços

O Grêmio ter perdido em casa para o Goiás não quer dizer nada. Ter ganho só um dos últimos cinco jogos, sim.

É que tá rolando um burburinho por aí especulando que a derrota pro Goiás, em casa, arruinou os planos gremistas de ser campeão. Discordo absolutamente.

Mandante em 13 jogos, o tricolor fez 77% dos pontos, com 9 vitórias. A única derrota foi essa pro Goiás. O vice-líder, Palmeiras, tem um jogo em casa a menos até agora, 86% de aproveitamento, com 10 vitórias. E quando o Palmeiras perdeu em casa para o Sport, também se especulou que o sonho estava acabado.

Mas, tanto o alviverde quanto o Grêmio, somam apenas uma derrota como mandante, até aqui. E isso me parece absolutamente natural. Perder um, ou dois jogos em casa, é algo quase inevitável.
Problema maior é empatar muito, ou ganhar pouco como visitante.


* * *

Desde pequeno, guardo na cabeça uma coisa que disseram na TV mas quase sempre bate com as tabelas dos campeonatos - inclusive os que fazia sozinho em casa.

Ganhe dois terços dos pontos disputados, e você é quase campeão. De cada três pontos, ganhe dois. 66%. Uma vitória e um empate a cada dois jogos. Tirante exceções de campeonatos desequilibrados, é um bom parâmetro.

Pois veja. O Grêmio tem 25 jogos, e 49 pontos. Se algum time estivesse nessa toada dos "dois terços", estaria com 50 pontos. Portanto, líder. Não é "batata", mas é uma referência legalzinha, quase educativa.

Nenhum comentário: