sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma imagem

Achar momentos realmente emocionantes no futebol profissional(óide) e perfeitinho de hoje é cada vez mais dificil.

Os cinco minutos do vídeo abaixo são arrepiantes.

Mostra o trajeto da seleção de Portugal do hotel para o estádio, na tarde da final da EuroCopa, em Lisboa.

A forma apaixonada e alucinada com que são seguidos ajuda a ter noção do que o futebol é capaz.

Pessoas seguem o ônibus e dão sua força. Fazem isso correndo, de moto, a cavalo, por helicóptero, nos barcos, nos viadutos, de todos os jeitos. Até avião saudou a "selecção".

O time treinado por Felipão perdeu a final em questão. Mas isso parece muito menos importante diante dessas imagens, que mudaram o domingo de uma nação e, arrisco dizer, a vida de todos aqueles que estavam dentro do ônibus.

Um comentário:

Visão Desconexa disse...

Fala Dr Leandro!!!

Fui abençoado por Deus e pela minha esposa(trabalha numa multinacional com sede em Lisboa) com 8 dias em Portugal. Lisboa,Estoril, Cascais, Cintra, Fátima, Porto, Guimarães, Braga. Ela trabalhando, eu passeando. Uma beleza, como diria nosso amigo Milton Leite. No dia de nosso retorno a Seleção Portuguesa se despedia de seu povo para o embarque rumo à Africa do Sul. Uma festa linda ( um Mega Pic-nic) num parque igualmente lindo, para quase cem mil torcedores portugueses ou não. Sabe quem estava alí com a gente? O lúdico, aquele sentimento maior que fez do futebol o maior esporte de todos em todos os tempos. Aquele mesmo lúdico que não existe mais por aqui.
Hoje torcedores vão aos estádios com a intenção de uma briga pré agendada. Dirigentes dispõem suas "mercadorias" aos treinadores para que estes se virem e vençam suas partidas - não necessariamente jogando um futebol vistoso. Os treinadores, por sua vez, se acham a cereja do bolo e nem sempre escalam o que têm de melhor, mas aquilo que de melhor atende ao seu ego, ou a acordos escusos para a escalação deste ou daquele jogador. E o jogador... Bem este é que não está nem aí para o que é lúdico, até porque ele nunca viu, não sabe o que é e nem está interessado em saber, a não ser que isso seja nome de banda de pagode ou funk. O jogador brasileiro não sabe nem escalar a seleção de 70, coitado, como ele poderia saber o que significa o lúdico no esporte que pratica e que o sustenta?
Imagens apaixonantes de momentos que dificilmente veremos por aqui. Talvez em homenagem a algum time, mas jamais em homenagem aos produtos licenciados pela CBF de Ricardo teixeira, incluido aqui a seleção Brasileira. Já imaginou o povo fazendo o mesmo pela seleção do Dunga? Nem eu.

Grande abraço!!