quarta-feira, 1 de julho de 2009

FURACÃO A UM PASSO DO TÍTULO

Na Argentina, dois fatos raros acontecem nesse domingo. Uma decisão de pontos corridos via confronto direto, e a chance do Huracán se sagrar campeão nacional.

Los Quemeros chegaram na última rodada líderes. 38 pontos. Com 37, está o Velez. Na rodada final, Velez x Huracán, na cancha do vice-líder. Um jogo para a história.

O último (ou primeiro) titulo argentino do Huracán, El Globo, foi em 1973. Antes, o currículo do Furacão Hermano consistia em 4 títulos na década de 20, em escalão de competição amadora. Estes são os 5 campeonatos relevantes do pequeno clube de Buenos Aires. Seu maior rival é o San Lorenzo, que, assim como o Huracán, fez 100 anos em 2008.

Os heróis de 73: Roganti, Chabay, Buglione, Alfio Basile (ele mesmo!), Carrascosa, Brindisi, Russo, Babington (que posteriormente foi tecnico do Globo, trazendo o time de volta da Serie-B), Houseman, Avallay e Larrosa (artilheiro). O técnico? Cesar Luis Menotti. Menotti começou a carreira de treinador em 70, pelo Newell´s, e seu trabalho pelo Huracán em 73 foi consagrador. Graças a este título, conquistado com 3 rodadas de antecipação, Menotti foi para a seleção argentina, onde, em 78, ganhou a Copa do Mundo.

Após essa glória e a sequencia de semi-finalista da Libertadores de 74, o Huracán só chegou perto do caneco em 94, quando, dirigidos por Hector Cúper, o treinador preferido de Ronaldo, foram vice-campeões outra vez.

René Houseman era o craque do Huracán campeão de 73. Houseman era um driblador adorável, uma das referências de uma criança chamada Diego Armando Maradona. Foi no Huracán que Houseman jogou a maior parte da carreira, dividindo-se com a seleção do país, inclusive em Copa do Mundo (atuou em River, Colo-Colo e Independente, sempre por pouco tempo). Houseman foi uma descoberta clínica de Menotti, que o achou no obtuso Defensores de Belgrano.

Mito
Reza uma lenda que, na véspera do jogo do título de 73, Houseman não se apresentou no clube. Menotti, aflito, num momento de intuição, imaginou que Houseman estaria num dos campos de várzea de Belgrano, onde morava. E foi até lá. E encontrou Houseman. No banco de reservas. Menotti, então, teria ficado indignado, não com o ato irresponsável de seu craque, mas sim com o fato de seu principal jogador ser um mero reserva no clube de bairro, e em cima desse raciocínio Houseman tomou um dos muitos sermões que Menotti lhe aplicou no Huracán e depois na Seleção. “Como um fenômeno aceita ser reserva?”, questionava Menotti.

O novo Houseman?:
No jogo de domingo, a maior esperança do Globo chama-se Matías de Federico, 20 anos, baixinho técnico, tipicamente argentino, ele é, ao lado do também atacante Pastore, 19, uma das maiores revelações da competição. Vale lembrar que ano passado o Botafogo avançou nas conversas e quase trouxe Federico. Mas não trouxe...

* * *

torcida do huracán em video emocional
http://www.youtube.com/watch?v=PAa4--fV3uU

Vídeo com imagens do título de 73 do Huracán
http://www.youtube.com/watch?v=pit2TQ3XWkE&feature=related

Imagens da partida decisiva de 73
http://www.youtube.com/watch?v=GkXOvnqSVWY

* Um orgulho particular do Huracán: em 1945, Di Stéfano começou carreira pelo Ríver Plate. Fez apenas um jogo: contra o Huracán. E arrebentou. No ano seguinte, o craque imortal vestiu sua primeira camisa inteiramente branca na carreira: ele atuou pelo Huracán, emprestado, em 1946. 25 jogos, 10 gols, e o retorno ao Ríver em 47.


(após uma pausa , pois pausa é mais honesto em blog do que contar gotas, estamos de volta por aqui)

Nenhum comentário: