quarta-feira, 4 de março de 2009

Mancha

Palmeiras x Colo-Colo. Taça Libertadores da América.

Alheios ao jogo desde o começo (provocou risos a tentativa bagunçada e nada criativa de encaixar o nome Keirrison em uma melodia), os 50 ou 60 mocinhos da Mancha Verde, aos 30 minutos de jogo, começou a cantar:

"É, dia 8! É, dia 8! É, dia 8!"

Alusão constrangedora ao clássico de domingo entre Palmeiras e Corinthians. Que, por mais importante que seja, é um jogo do Paulistão, algo que deve ser ignorado no meio d eum jogo importante da Libertadores. Sobretudo com a partida 0x0.

No fim do jogo, após a derrota aplicada pelos chilenos ao clube da casa, os mesmos mocinhos cantaram que "Luxemburgo só ganha paulistinha".

Contraditório, já que, se o dia 8 vale mais que a Libertadores, então é Paulistão, não Paulistinha.

Estranho, já que, na Final de 2008, eu passei 18 horas numa fila totalmente violada pela Mancha Verde, desesperada com os ingressos para assistir a Final do Paulistão. Ou seria do Paulistinha?

É claro que a coisa é generalizada. Os amendoins velhos de sempre vaiaram cada vez que o Edmílson pegou na bola, desde o terceiro gol chileno. Jogos de Libertadores lotam qualquer estádio de alienados esportivos.

Mas os sociólogos haverão de tentar explicar os atos da Mancha Verde na arquibancada.

5 comentários:

Luciano Coelho disse...

Amendoins? Caro Leandro, aquele estádio ontem parecia um depósito de amendoins, daqueles podres, estragados. Concordo com suas afirmações em relação a Mancha - não entendi cantar música pra domingo no meio do jogo e também não sou a favor de mais uma briga com o Luxa. Agora, de um jeito ou de outro, eles e outras torcidas vão lá para apoiar o time incondicionalmente o jogo inteiro, diferente da grande maioria de ontem, gente chata, que nunca vai... esses sim, os grandes culpados pela derrota, impuseram um nervosismo sem necessidade aos inexperientes jogadores.

Tem muito torcedor revoltado (eu esotu nessa) com a atitude de boa parte dos palmeirenses ontem (veja os blogs da midia palmeirense) e acredito que comece a "rolar" um clima de intolerância nos próximos jogos.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Coelho, quer dizer que os grandes responsáveis pela derrota são os amendoins?
Pensei que fossem os jogadores que estavam em campo... O dia em que torcida ganhar jogo, o Flamengo e o Corinthians vão ser os primeiros do Brasil todo ano...
Leandro, texto perfeito!
Abraço

Gabriel Vermelho

Luciano Coelho disse...

Caro palmeirense Gabriel, como disse no meu texto era um dos torcedores revoltados depois de tudo que vi aquela noite e fui com esse temperamento que escrevi aquilo. Revendo tudo com mais calma digo o seguinte: Responsáveis são os jogadores, pois são eles que entram em campo. O que não me conformo é a nossa própria torcida gerar um clima de nervosismo e tensão para o nosso time, com isso eu não concordo mesmo, afinal o que é isso? Fogo amigo?... clima de tensão e nervosismo deve ser levado para o adversário. Não foi o que eu vi e ouvi aquele dia. Não sou especialista em psicologia relacionada ao trabalho, mas tenho quase certeza que qualquer ser humano rende muito mais num ambiente de confiança e apoio e não no de extrema cobrança.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Certo, Coelho, agora entendido. O bom é dialogar e discutir com pessoas sensatas.
Só uma correção: não sou palmeirense.
Abraço


Gabriel Vermelho

Luciano Coelho disse...

Esse é o propósito, discussões saudáveis. Pensei que voce fosse palmeirense porque esse tema torcedores está literalmente pegando fogo na internet. Espero que no seu time não ocorra isso.

Grande abraço e até o próximo post do Leandro