segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo


Sai o gol de Ronaldo.

Claro que dói, ao torcedor do time oposto. O meu, no caso.

Dói pelo gol. Mas um gol num clássico em que o Palmeiras está confortável com o empate. Não é tão ruim assim.

Paulistão, primeira fase, olha, os motivos de tristeza são todos muito pequenos diante da história por trás do gol. Eu confesso que, com a cara fechada, pensei em mil poesias, e admirei.

Pela TV, ví um comentarista, após Luxa criticar a arbitragem, dizer que é preciso ser generoso nessa hora, e lembrar de Ronaldo. O cara da arbitragem na Globo disse que não era pro Fenômeno tomar cartão amarelo pela comemoração.

Calma aí. Primeiramente, acho normal o treinador adversário, que está trabalhando, ficar cego para a poesia do gol rival. Lembro do gol corinthiano em 2001, no Paulistão, contra o Santos, de Ricardinho. Geninho, treinador santista, invadiu o campo e nunca soube explicar a razão do ato. Ele ficou cego. Luxa também ficou e eu acho válido.

Assim como também concordo que Abade, o árbitro, pode dar o cartão amarelo sem ter que lembrar-se da história de vida do amarelado. Não é obrigação dele ser sentimental.

A torcida alviverde, aquela que era formada, no começo de tudo, por imigrantes, comemorava o tal "silêncio na favela". Tudo normal, não vejo juízo de valor num canto desse, até porquê a própria nação corinthiana trata o termo com nobreza, e não como um insulto.

Mas foi a moldura perfeita, esse canto dos palestrinos, para o quadro do suburbano que colocou-se um passo acima do maior clássico do Brasil.

Pra mim, Ronaldo está no mesmo patamar de Cruyff, Eusébio, Di Stéfano, e outros nomes imortais.

Pra mim, história de vida, como a de Ronaldo, só a de Garrincha e a de Maradona.

Foi o gol do Ronaldo. O corinthiano comemorou por Ronaldo. E o palmeirense ficou menos triste, porque não foi propriamente um gol do Corinthians. antes de tudo foi o gol do Ronaldo.

Homem a quem todos querem bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leandro, acredito que como brasileiros e apreciadores do bom futebol, independentemente de ser Palmeirense ou nao, o Ronaldo e a prova de que tudo e possivel nesta vida, tudo depende de como voce luta, se quer vencer ou nao, Ele realmente esta conseguindo o "quase"impossivel, parabens a Ele...Mas... a midia esta "endeusando" o cara, nao se fala outra coisa senao o Ronaldo, As TVs, os locutores, os comentaristas da BAND/GLOBO , pensam que os telespectadores sao "tapados", todos estao vendo que o cara da um "pique" e parece que vai faltar o ar, no gol de cabeca que ele fez, todos viram que os zagueiros e o goleiro de Palmeiras nem foram pra bola ate parece que deixaram o cara fazer o Gol....Tudo esta "conspirando " a favor...
ABracos
Cesar...

Leandro Iamin disse...

Cesar, repare que não é só com Ronaldo. Tem sido comum coisas bonitas, importantes, significativas, virarem produto de histeria por parte da imprensa. Mas repare que também não é toda a imprensa que está a fazer isso. abraço!