terça-feira, 30 de setembro de 2008

Grandes Uniformes - Borussia Dortmund 90´s

Uma clara recordação que tenho da infância: O Campeonato Alemão.

Jogos que ocorriam de manhã, transmitidos com sabor pela TV Cultura, cujo nome da Liga, Bundesliga, me fazia rir infantilmente com os trocadilhos possíveis.


Lembro muito do Jorginho, do Paulo Sergio, do Klinsmann, assim como lembro do Estádio do Bayern, o Olympiastadion, deslumbrante, um fetiche meu, um sonho de visita, com aquela cobertura de vidro acrílico(foto) absolutamente incomparável, que criminosamente foi aposentado em detrimento do Allianz Arena, cansativo aos meus olhos, um tipo de mais-do-mesmo arquitetônico com umas luzinhas bobocas no casco.

Mas não torcia pelo Bayern. Mesmo recehado de brasileiros, mesmo com aquele estádio, mesmo sendo favorito. Meu encanto estava em outra cidade. estava em Dortmund.


Aquela camiseta de cor elétrica, amarela fosforescente, em harmonia com o alambrado do estádio, na mesma cor, linda em qualquer situação, inesquecível com a moldura do sol frio de algumas rodadas da Bundesliga. Era diferente de tudo. Virou meu sonho de consumo.

Me marcou a infância, a época que troquei o desenho pelo futebol e precisava achar fantasia em alguma coisa qualquer, e a encontrei naquelas camisetas, assim como no telhado do estádio do Bayern. A camisa do Dortmund, consegui comprar. Ir à Alemanha, não, e me recusarei a um dia pisar no Allianz Arena (ok, mentira).

Hoje em dia, tá cheio de time usando a cor "limão", a cor "elétrica", como recurso de uniforme alternativo. Hereges. Curvem-se ao Dortmund, que a usava como camisa principal. Que foi referência para uma década de 90 de muita ousadia em experiemntos de uniformes. E que, a despeito do menino que escolheu o time por causa do uniforme, foi campeão da Copa dos Campeões e mundial em 1997, batendo o Cruzeiro em Tóquio, com aquele uniforme que nunca verei igual.


Imagem do uniforme: www.erojkit.blogspot.com
foto do time: www.talkelab.ucsd.edu
Foto do estádio: Panther Media

2 comentários:

Loco Noel disse...

Sim cara! Eu saía sábado de manhã cedo pra feira comprar pastel de frango com catupiry, voltava pra casa, me instalava no sofá, e assisitia um belo Borussia Dortmund e Eintrecht Frankfurt, q belos tempos hehehe
Valeu pela lembrança véio!

Luciana Ribeiro disse...

Leandro,

Adoro seu blog, seus posts são sempre ótimos. Mas corrige neste texto: fetiche é com ch. ;-)
E se tiver um tempinho, visita o meu: http://nosgramados.blogspot.com.
Sucesso!