quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sobre Patrocínios

Questão de desleixo e amadorismo?

A Fiat está estampada na camisa do Palmeiras, durante a Copa São Paulo de Juniores. Fora de contrato. Questão de elegância, disse um diretor alviverde.

A Medial Saúde e o Corinthians já não possuem mais contrato de patrocínio. Mas o time profissional treina diariamente com as roupas estampadas. Não há explicação possível.

Rogério Dezembro e Luiz Paulo Rosemberg, diretores de marketing dos clubes citados acima, são os diplomados da questão. O erro é de todo o clube. Mas são os homens do marketing que, volta e meia, borrifam no noticiário discursos de um mundo maravilhoso e lucrativo. São eles que precisam de críticas por isto.

Está na moda experimentar tudo que é tipo de ação para "fortalecer a marca". É bacana. Sem exageros e discursos fantasiosos, é bacana.

O Corinthians fez uma camisa "Mano do Mano", em homenagem ao seu treinador. Péssimo. Redimiu-se com a lucrativa camiseta com fotos de torcedores. O Palmeiras, apesar do sucesso de seu verde-limão, hoje não possui camiseta branca. Lamentável. Fez uma camisa cor de vinho para o goleiro, vende muito, mas São Marcos, vai entender, não gosta de usar, se sente um catchup.

É bom saber que, hoje, temos diversos exemplos de ações de marketing. Anos atrás, nada havia. Mas, justamente por existir tanta preocupação com isso, como pode times desse porte promoverem ex-patrocinadores? Eu confesso que às vezes fico otimista, acredito que os clubes estão começando a engatinhar no sentido de explorar a marca e suas adjacências. Mas, outras vezes, me desaponto de novo.

Os reforços do São Paulo usaram camisetas em branco na apresentação. Sem patrocínio. É o certo a se fazer. Se o tricolor exagera, e muito (bota muito nisso), com batismos, conversões e discursos rumo à maior torcida do mundo, nesse caso se sai bem.

A camisa do time aceita os tempos modernos e estampa patrocínios. Faz parte. Mas usá-los de graça é macular a camisa. Não é elegante nem inteligente. É desleixo.

* * *
Nova idéia

Você já pensou em um time vender patrocínios específicos para Campeonatos Específicos? Por exemplo, ser patrocinado pelo Santander na Libertadores e pelo Itaú no Brasileirão (para falarmos, hipoteticamente, de bancos) ?

Um grande time paulista pensou nisso. E em primeira instância, não levou adiante.

4 comentários:

ortsiger disse...

Seriam patrocínios sazonais.
Não sei se você lembra, mas na partida entre Audax Italiano x SPFC na Libertadores do ano passado, os shorts do time chileno foram patrocinados pela DellaVia Pneus.
Não é um campeonato inteiro, mas apenas um jogo, só que a empresa agrega seu nome em um evento que terá um retorno imediato.
Abs !

Anônimo disse...

É uma ótima idéia. Mas, qual o grande time paulista?

Leandro, gostaria de vêr se fossem papéis invertidos. Se o Corinthians precisasse estampar o seu nome em "carteiras de plano de saúde" da Medial (claro, isso hipoteticamente). A medial aceitaria, mas quando acabasse o contrato eu duvido que a Medial ou qualquer outra EMPRESA aceitasse esse tipo de "marketing favor".

Abraços!

Leandro Iamin disse...

Eu apostaria dinheiro, Enaldo! É claro que essa "filantropia" só parte dos clubes.

Ortsiger, vale lembrar também que na Copa da França, todos os times que jogam usam o patrocinador da competição na camisa. É outro exemplo de algo que acontecerá no futuro. abraço!

Anônimo disse...

O Hexacampeão brasileiro é sempre um exemplo a ser seguido!
Mas quem foi esse grande clube do seu texto?

Saudações Tricolores,

Rafael
(rumo a Dubai)