segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Analisando lá em cima

Como escrevi no artigo acima, um casamento me impediu de assistir à rodada 37 desse espetacular campeonato. Farei uso do que lí, vi, ouvi, pesarei os conjuntos das obras, especularei sobre o futuro dos que estão lá em cima, tudo agora.

FLAMENGO
-O Flamengo é mesmo lamentável. O 3x0 virou 3x3, e Caio Júnior, de novo, mostra inaptidão para momentos agudos e decisivos. Mas não é só isso, nem só os muitos pontos perdidos em casa sem explicação.

Do goleiro ao Presidente, literalmente, todos falaram demais. Foram os sacaneadores oficias do tal "chorão Botafogo". Mas nenhum botafoguense foi capaz desse ato inominável de tornar público o telefone de um árbitro. Time destemperado, como o Palmeiras de 2007. Mão do tecnico.

O Maraca deixou de ser a casa, e a faixa do "Brasileiro é Obrigação" só não era mais cretina do que os rojões que outros torcedores soltaram nos jogadores, naquele fatídico treino. Entre escapadas às boates e eliminações inacreditáveis, como na Libertadores, o ano tem tudo para ser desastroso por completo, na rodada final.

CRUZEIRO E PALMEIRAS

-O Cruzeiro e o Palmeiras dão pinta de que pegarão as vagas restantes para a Libertadores. Mas são dois times que, entre goleadas sofridas e jogos apáticos, já mostraram que podem muito bem tropeçar na hora H.

Sobretudo o Palmeiras e sua intranquilidade fora de campo. A sorte deste é ter, na teoria, o quadro mais simples, só precisando igualar o resultado de um dos dois concorrentes. O Zeiro me pareceu mais linear ao longo do ano, merece mais a vaga. O Palmeiras tem rendimento honesto, mas os pecados extra-campo são tantos, mas tantos, que vai saber se a bola resolve bater na trave de novo.

SÃO PAULO E GRÊMIO

-São Paulo e Grêmio chegaram até o fim da maratona. Os mandantes ganhando, dá Grêmio Campeão. Qualquer um dos outros 4 resultados possíveis, dá São Paulo. São chances bem distribuídas, ambas conquistas são factíveis, alcançáveis. Me parece claro que o time paulista está mais perto do caneco, até porque o mandante não será tão mandante assim.

Uma pena ao São Paulo não ter ganho o título nesse domingo. Não por nada, mas por uma única razão romântica. O ex-Presidente Marcelo Portugal Gouveia, um dos maiores Presidentes da história do SPFC, morreu no sábado, e teria sido uma homenagem "da bola" ao homem que viabilizou esses anos potentes do São Paulo.

Mas o Campeonato premiou o time que mais o liderou. O Grêmio será, se perder a competição, o único que pode considerar que perdeu mesmo o título. Eles estiveram tantos pontos na frente, venceram o SPFC nos dois turnos... a sensação seria de que "entregaram" o caneco. Mas o pragmatismo do time gaúcho vingou. O tricolor paulista ainda tem alternado boas a más atuações. Venceu alguns jogos mesmo jogando péssimamente. É o tipo da coisa que um dia dá errado, sobretudo quando se tem 17 jogos invictos. Questão de probabilidade.

O Grêmio, então, aguarda essa má jornada do adversário. A única coisa que eu aposto de forma certeira, é que, no olímpico, o Grêmio vence o Galo. O resto, quero ver no que vai dar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa, mas os torcedores, aqueles que não vivem os bastidores do futebol querem saber: quais são os tantos pecados do Palmeiras?
Para a torcida, a atual diretoria faz um trabalho brilhante.
Afinal, se o time é campeão paulista poderia ser campeão brasileiro...não aconteceu, mas por problemas técnicos e não por problemas políticos.
Se você tiver estas informações, acho que seria um post interessante.

FLACHAMP disse...

Leandro, muito bom seu espaço de discussão. Além disso, seu nome me é simpático, Leandro foi o melhor lateral-direito que vi jogar, já que não era nascido nos tempos de Djalma Santos e C.A. Torres. Apesar de torcer contra, o São Paulo vai ser Hexa, tem tudo, sobretudo sangue-frio, para vencer o Goiás já no início do jogo para permitir o empate somente no final. O Grêmio deve vencer o galo e pode ser campeão em caso de milagre, que à vezes acontece aos domingos à tarde, perto da Ave-Maria. O Meu Mengo, um gigante cansado prestes a adormecer, só vai pra Libertadores se Palmeiras e/ou Cruzeiro quiserem pular pela janela. Caio Júnior é horroroso, aprendiz de estagiário, e não tem culpa quando Kleber Leite o enalteceu aos quatro ventos, tal como dirigentes que anunciam a construção de alguma arena blábláblá quando estão diante de uma maquete que nunca será erguida. Caio Júnior nunca saírá do papel, é uma eterna maquete, projeto que não acontecerá, como alguns "CRAQUES" de nosso futebol, como Robinho e Denílson. Abraço, SRN !

Leandro Iamin disse...

FLACHAMP, muito obrigado pelas palavras, e a definição tem que ser essa mesmo: espaço de discussão.é isso que quero sempre aqui.

Caio Junior parece mesmo aquela pessoa fadada a não reverter sua história. Irá ganhar um ou outro campeonato ou jogo importante. Mas ã ponta não é seu lugar.

abraço
Leandro Iamin

Leandro Iamin disse...

Paulo Lopes, a torcida que tomou partido polítco e inventou uma briga com o treinador é o pecado mais recente, entre outros ao longo da competição. Dentro de campo, o Palmeiras vendeu Henrique e Valdivia, trouxe jeci e Evandro. Rodrigo e Morais foram para os rivais. isso é um pecado no planejamento. A atual diretoria, para mim, faz um péssimo trabalho, mesquinho, sem escrúpulos e confuso. O Palmeiras vive, como sempre, turbulência política. E dessa vez Mustafá Contursi não é o maior responsável pela confusão.

grande abraço!