terça-feira, 25 de novembro de 2008

Grandes Uniformes - Alemanha 1990

Sempre achei que a Alemanha tinha um uniforme privilegiado. As cores de sua bandeira podiam ser exploradas nos detalhes dos dois uniformes, já que tanto um quanto o outro, branco e verde, não eram cores oficiais da bandeira e ainda combinavam com o vermelho-preto-amarelo germânico.

Hoje o uniforme reserva da Alemanha perdeu a mística. Aquela camiseta verde alemã fez parte de minha vida.

Quando eu era pequeno, os jogos de vídeo-game que tinha não contavam com times brasileiros. Uma forma de duelar com meu amigo corinthiano, e simular um "Palmeiras x Corinthians", era jogar "Alemanha x Alemanha". Assim, com times iguais, o equilíbrio estava garantido, e era a única forma do corinthiano jogar de branco e preto, e o palmeirense de verde e branco.

Era mais estimulante que simular com "Austria x Irlanda".

Aliás, a camisa verde da Alemanha tem explicação irlandesa. É uma homenagem à esta seleção, que foi a primeira adversária alemã após a II Guerra Mundial.

Mas voltando aos sempre criativos desenhos que fazem referência á bandeira alemã, a minha opinião não tem dúvidas que o maior acerto da (quase) eterna parceira Adidas foi no uniforme do Tri Mundial. Que, até pelo título, se tornou mítica.

Essa roupa significou o auge dos experimentos não-lineares da Adidas, que fuçava com mais ousadia nas estampas e nas formas desde o fim da década de 80. Tendo sido a década de 90 a mais fértil em termos de invenções e pirotecnias, esta camisa da Alemanha pode ser considerada uma espécie de pai da espécie.

Camisa de Matthäus, Völler, Brehme, Klinsmann e outros nomes dignos de usar esta pérola.



.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa camisa era bonita mesma. O São Paulo que ficaria bem com uma camisa assim: imagina trocar essas cores germânicas pelo tricolor paulista!

Saudações Hexacampeãs Brasileiras,

Rafael

Domenico disse...

Esses dias em conversas de buteco, estávamos comentando sobre aproveitamento de seleções em finais. A Alemanha já passou por 7, se não me engano, mas na hora que lembramos de 90, também nunca esqueci essa camisa. Linda. E marcou a minha infância, afinal foi a primeira Copa a que eu realmente assisti. Já entendia de Futebol.

Duas camisas da Copa de 90 que eu gostaria de ter na minha coleção:

Essa da Alemanha, e a da Azzurra, número 19, do inesquecível Totò Schilacci!

Anônimo disse...

Alem de ser uma belissima camisa,tinha um time muito forte digna de usa-la.E sempre bom falar da copa de 90 embora eu seja de 91, sempre vejo os jogos daquela copa pela internett e nao me canço.