segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Olê Telê!

A torcida do São Paulo é, atualmente, a mais criticada do país.

Culpa de diretores obsessivos que usam argumentos discutíveis para uma arrancada rumo ao posto de maior torcida do país.

Culpa de um estigma discutível que acusa esta massa de só aparecer nas decisões, só ir "na boa". Estigma reforçado nas épocas de média de público muito baixa.

Culpa de uma patrulha dos rivais, posto que o São Paulo não sai de cima das tabelas e isso incomoda, além de fazer surgir torcedores "de ocasião".

Estes mesmos rivais gostam de lembrar que, 4 anos atrás, essa torcida xingava Rogério Ceni em um fatídico jogo em que eles, os torcedores "oficiais", foram de amarelo ao Pacaembu.

Como todo estereótipo, existem distorções e verdades. O torcedor Tricolor tem um estádio que, de enorme que é, exige uma frequencia de alto volume, pois que senão os vazios das bancadas saltam aos olhos. Mas o torcedor tricolor não é só ausência ou desapego. Muito pelo contrário.

Um parente meu, torcedor saopaulino roxo, veio do interior, ontem, e me mandou uma mensagem no celular: "Eu não me lembrava mais, mas absolutamente nada se compara a um gol no estádio".

Outra coisa: não há nada no futebol brasileiro atual que seja mais arrepiante, digno, respeitoso e emocionante do que o côro de "Olê olê olê olê, Telê, Telê" que a torcida sãopaulina faz ecoar no Morumbi.

É especial, espetacular, e destrói os estigmas negativistas a respeito da cultura e do comprometimento do torcedor do São Paulo.

27 comentários:

edu disse...

Todo esse nariz de cêra do seu texto nos leva a uma única e verdadeira constatação: o SPFC não tem apelo, não tem popularidade, não tem audiência, não tem carisma, não tem beleza, não tem graça, não tem nada que leve o torcedor ao estádio; Toda a enrolação e a pseudo-emotividade de se texto revelam o ranço são-paulino, pois o SPFC pode ganhar 10 títulos consecutivos, ser hexacampeão do mundo e tal, não adianta, o apelo jamais será maior, pois veja: um clube que depende de campanhas de marketing, promoções e benefícios para avolumar sua torcida é a prova da falta de espontaneidade esportiva. Um clube que no dia em que se sagra campeão nacional por antecipação (2007) e não tem sequer seu jogo transmitido para sua própria cidade, é digno de compaixão. O que faz o futebol apaixonante é exatamente o que falta ao SPFC, com seu pragmatismo chato, sua "higiene" sem tempero, sua ostentação arrogante. O grande erro desse clube "sem-graça mesmo na vitória" é que ele aposta nos títulos para ser maior: ledo engano, amigo, pois o resultado, o título, isso é o que menos importa. Portanto, que o SPFC repouse eternamente na glória solitária e esquecível de taças que nada acrescentam à nossa paixão pelo futebol, a não ser a triste realidade de um Muricy, que declara que o espetáculo é no teatro, ou seja, ele nega aquilo que mais faz sentido. Desse modo, o Morumbi merece mesmo ficar às moscas quando esse time sem sal nem açúcar entra em campo (a não ser quando ele enfrenta algum clube com apelo). Olê, Telê? Coitado do Telê, merecia mais...

Anônimo disse...

Sobre o comentário do Edu, só há um coisa a dizer: lamentável.

Nenhum outro torcedor, de qualquer time que seja, tem o direito de desrespeitar as glórias conquistadas pelo tricolor. E acima de tudo, não tem direito de tentar traduzir ao seu modo a maneira do são-paulino torcer.

Pois uma coisa deixo bem claro a esses trocedores, só nós sabemos o que é ver nosso gigante Morumbi lotado, só nós sabemos o gosto inexplicável que sentimos quando ganhamos uma Libertadores, um Mundial, um Brasileiro, um Paulista que seja.

Só nós sabemos o que é torcer para o São Paulo, o arrepio que sentimos quando toca o nosso hino, a explosão de sentimentos quando o time faz um gol.

Se vamos ou não ao estádio, se temos ou não carisma, meus caros, isso não nos importa. Não nos importa ser a maior torida, não queremos ser sofredores, queremos sim cotinuar conquistando títulos, sorrindo e nos emocionando com nosso querido tricolor.

Nimguém tem o direito de nos desrespeitar, pra nós isso soa como inveja pura.

O dia que as torcidas aprederem a se respeitar, o futebol vai voltar o ser mágico, e comentários como seu, e respostas como a minhas serão completamente desnecessárias.

Vamos cada um olhar para o seu e parar com essa besteira de tentar entender e julgar a paixão do outro.

Como eu te amo tricolor! Como eu te amo demais!!!!

Anônimo disse...

O São Paulo tem mais que enaltecer o Telê mesmo. O Cara que CONSEGUIU perder uma Copa com aquele time de 82... a culpa foi dele? Quem escalou o Cerezo? Quem inventou o Zico de ponta direita? Quem inventou um time que nunca tinha jogado junto? Quem teria a obrigação de prever que a jogada de desafogo da Itália era com o Cabrini, nas costas do Leandro? Mas pela retranca que ele armou no time dos Lindembergs e ganhou muitos títulos, merece ser enaltecido.

L'Axiome disse...

Nunca ouvi tanta bobagem como no comentário desse energumeno chamado Edu. Edu meu filho, limpe as orelhas para o que vou lhe dizer: Você nunca saberá o que é ser são paulino, o que é ouvir 70 mil pessoas ecoando, tampouco saberá o que é ser tricampeão do mundo, o que é ter orgulho de torcer para um clube que tem a melhor estrutura física e política do país. Acorda, meu rapaz. Somos grandes, somos os maiores.

Anônimo disse...

Todo esse comentário grotesco e grosseiro nos leva a uma única e verdadeira constatação: o Edu se incomoda por algum motivo que não ficou explícito em seu texto. E isso sim podemos chamar de espontaneidade FUTEBOLÍSTICA. Um comentário baseado em números de ibope de TV, argumentos de boteco, ódio, inveja e que demonstra total desconhecimento de um cenário mais amplo e histórico. Mas esse é o efeito de um "clube "sem graça mesmo na vitória, pragmático, arrogante", pois, se não houvesse esse tipo de manifestação, aí sim deveríamos nos preocupar. Mas por enquanto, eu me preocupo com a falta de um tranporte digno que nos leve até o longíncuo Morumbi (os torcedores de verdade), me preocupo com o flagelo social que leva homens, mulheres e meninos a esperarem quireras para olharem os carros, me preocupo com a violência desmedida e que vedadamente assola o esporte bretão, me preocupo com o dia seguinte ao jogo e com o duro trabalho que me espera, me preocupo em amar meu time e não odiar o rival e me preocupo com a próxima vitória do Tricolor, por que, afinal, torcemos para o sucesso, do nosso time, da nossa cidade, dos que amamos, e para o sucesso do pobre e derrotado Edu.
O SÃO PAULO É MUITO GRANDE!!! Obrigado por contribuir para essa simples conclusão, Edu!

Paulo Mussa Ali

Anônimo disse...

A torcida do São Paulo é mal acostumada.

Victor disse...

Edu, certamente vc torce por um time mto importante, pois diante do seu comentário nem citou o seu clube de coração. Vc deve sentir vergonha dele, coisa q entendo plenamente, pois diante da hegemonia tricolor, invejada por todos (inclusive você), nada resta dizer senão que nossa torcida é isso, nossa torcida é aquilo, Rogério é mascarado, Muricy é não sei o que, o personagem da novela etc. Argumentos sem substância, pífios, ridículos e hilários. Coisa de gente ¨pequena¨, que não enxerga nada além do que os olhos fingem ver, sendo semelhante a um cavalo de carroça, que tem seus olhos vendados para não temer a realidade que o cerca. Esse é você, fungindo da realidade.
E sabe qual realidade? Simples: O SPFC é o maior clube de futebol brasileiro, o único tr-mundial, tri-Libertadores, em vistas de ser tri-Brasileiro, que possui planejamento de marketing, possui o maior estádio privado, possui a mais bela camisa (juntamente com a do Cruzeiro e a do Santos, q são mto belas tbm) e os mais dedicados atletas.
O desespero diante deste beco sem saída, assumir que o SPFC ¨dentre os grandes és o primeiro¨, maltrata a todos que julgam títulos como coisas pouco importantes, jogando toda a graça de um time em sua torcida. Aliás, um discurso tipicamente brasileiro, país mal administrado por seus governantes e possui como slogan: ¨O melhor do Brasil é o brasileiro¨, jogando toda a responsabilidade do país nas costas de quem já paga um preço altíssimo pelo descaso. Certamente, seu time é exatamente assim. Agora se vc torcer para outro que não aquele da Marginal sem nº., então nem sobre torcida pode falar.
Abs.

Leandro Iamin disse...

Amigos, peço duas coisas: assinem seus textos, quem comentar como anônimo; e desconsiderem ofensas gratuitas. - Leandro Iamin

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tudo que é bom tem que ter uma base e um algo mais.
Os times mais velhos do Brasil podem até ser essa base.
Mas o São Paulo veio pra ser o "algo mais".

De fato, toda paixão é bonita, cada uma de um jeito diferente. Se todas fossem iguais, não haveria graça.Cada uma é única!

Saudações Tricolores,

Rafael

Saulo disse...

Sou botafoguense e considero o São Paulo um dos maiores clubes mundiais. Falar que o São Paulo não apresenta nada é porque não entende nada de futebol. É um ignorante.

Anônimo disse...

O São Paulo é odiado, pois é o time que sempre esteve em cima, natural.

Não ficamos 20 anos na fila como outros, nunca fomos esquecidos, como o palmeiras antes da parmalat, etc.

Realmente o torcedor do SP por essas e outras é muito mal acostumado. Sabe que vai ganhar e por isso nem vai apoiar o time.

Complicado. Ultimamente mais ainda. Quando ficamos muito tempo sem libertadores mostramos a todos nossa força. Só que ganhamos, pra variar, e daí pensamos que não precisamos mais conquistar nada. Aquela vitória maiúscula de 2005 por um lado foi incrível, mas por outro nos fez esquecer os demais campeonatos até o dia de hoje.

Unknown disse...

EDU- Que time voce torce??
Desculpa, mas para ser torcedor, não tem que ser fanatico a ponto de deixar de comprar leite para os filhos e ir ao estadio.

E outra coisa, parou para ver que o estadio do Morumbi é um pouco longe?? O timinho do corintians vive falando que lota os estadio,que na verdade lota o Pacaembu, pois tem acesso facil e é bem menor, pois este ano quando jogaram no Morumbi estava praticamente vazil. A porcada lota tambem o chiqueirão?? Claro ao lado do metro fica facil e capacidade baixa....Coloque um metro ao lado do estadio do Morumbi ai voce argumenta se o torcedor ira comparacer!!!

Quanto ao tamanho de torcida, isso nao significa nada, pois se fosse algo tão importante assim a China teria a melhor seleção!!!

Presta Atenção no seu time que acredito que nao tenha a metade das Glorias do meu SPFC.

Anônimo disse...

Sou são paulino, adoro ir ao estádio, sempre fui. Sou daqueles que compra produtos oficiais e marcas ligadas ao clube (não venho de berço de ouro, trabalho muito para ganhar meu dinheiro).

Mas me digam; quanto o clube São Paulo perde com os vendedores ambulantes ao redor do Morumbi? Com produtos, sejam alimentos, bebidas e diversos outros itens de origem desconhecida? Além de provocar aglomeração, no meio dessa muvuca escondem-se trombadinhas e "trombadões", cambistas...

Diga, se vc pudesse comprar seu ingresso antecipado, via internet, sem pagar taxas abusivas, chegar ao Morumbi, estacionar o carro sem a ação de flanelinhas, num estacionamento seguro, entrar no estádio sem ter que se preocupar em ser assaltado, esbarrar em caixas de isopor e ter que desviar da pirataria... chegar a seu lugar numerado e ele "ainda estiver lá", limpo (quantas vezes as cadeiras não estão imundas, com água empoçada - espero que seja). Realmente me diga, vc iria mais vezes ao estádio?

Vinicius Duarte disse...

Leandro,

Muito bom teu texto. Inspirou-me até a escrever um no meu blog, criticando esse "fanatismo" que alguns acham ser obrigatório em uma torcida de futebol, para ser considerada como tal. Futebol é um espetáculo como outro qualquer, e você assiste quando e porque gosta, não por ser uma "profissão de fé".

Anônimo disse...

Preparem as piadinhas sobre nossa torcida, editem vídeos para o Youtube, contestem a arbitragem, tentem de tudo para nos desqualificar.

Vocês vão precisar.

Invejem-nos!!!

Pra cima deles TRICOLOR!

Ass: Mauricio Ribeiro Salles

Anônimo disse...

Só posso sentir pena dos são paulinos. Eles não sabem o q é sentir emoção. Um único jogo do corinthians pode ser mais emocionante que vários títulos são paulinos. Mas isso não importa pra vcs, o q importa é o título, não é mesmo. E isso é muito triste.
O são paulo é um clube grande pq ganha títulos. Imagine se o são paulo ficar 30 anos sem um único título. Sua torcida desapareceria, e o clube ficaria esquecido. Um clube que tem a grandeza sustentada por títulos, não é grande de verdade. O tamanho de um clube não se mede pelos troféus, aliás é algo impossível de mensurar, é algo apenas para sentir e se emocionar.
E que argumentos fracos, Leandro, fraquíssimos. Digno de quem não acompanha futebol, como a maioria dos são paulinos.
A torcida do são paulo só comparece nas decisões? Isso é tudo menos discutível. É fato comprovado pelas bilheterias dos jogos. O morumbi é muito grande e os espaços vazios aparecem mais. Minha nossa!! Mas o melhor é dizer que não há nada no futebol brasileiro atual como o grito em homenagem ao Telê. Patético, para dizer o mínimo.

Cássio disse...

Bom...só sei uma coisa. Uma vez fui assistir SPFC X América-RJ numa semi do BR-86 com umas 80 mil pessoas. Eramos um grupo de 5 amigos onde só um era sãopaulino. No meio do jogo viramos pra ele e dissemos "Legal né Roberto...se soubesse que era assim tinha trazido as apostilas do vestibular"...Era tamanho o silêncio e a apatia que a torcida do América (cerca de 3 mil) fazia mais barulho. Fiquei com essa imagem. Talvez tenha mudado com todos os projetos de marketing, sei lá. Mas, pra quem já botou 70 mil no Maracanã, deu dó.

Washington disse...

Contra fatos não ha argumentos.

è só ver a media de publico do time do jardim Leonor, e não estou falando em taxa de ocupação, e sim de numero de pessoas mesmo!

Ridiculo!

Time de modinha!

Anônimo disse...

Tenho 22 anos e ainda me lembro da primeira vez q vesti uma camiseta do SP, era pequena, uma criança, que como todo mundo se inspira em alguém para escolher um time. Eu me inspirei no meu irmão mais velho, na época são paulino. Peguei camisas dele, começei à assistir jogo, a entender a magia do futebol. Mas, como mtos disseram, tem torcedor de ocasiões, e infelizmente esse foi meu irmão. Na época o SP não estava bem como agora, e o Corinthians, pelo contrário, estava, netão meu irmão tornou-se corinthiano. E eu decidir continuar são paulina, não me arrependo nem por um segundo, cresci vendo o meu time crescer, perdi como mtas vezes o meu time perdeu, e tbm ganhei assim como ele. E assim é a vida, um eterno perde e ganha, e vc vai desistir só pq perdeu? Não... e eu não desisto do SP em nenhum momento...meu time... minha paixão... Só para citar um exemplo quando o SP perdeu na final da Libertadores para o Inter, sabem oq eu fiz? No dia seguinte vesti minha camiseta do SP e sai na rua com orgulho por torcer para um time como esse...perdendo ou ganhando. Portando, acho melhor os torcedores de outros times ficarem quetos, vão ir ver seus times inves de invejar-nos. E só mais uma coisa, é claro que a torcida do SP vai crescer em razão dos títulos recente. Uma criança ao olhar a tabela do campeonato vai descidir torcer para quem? Para o SÃO PAULO q é tri campeão ou para o Corinthians que está na segunda divisão? Todos nós quando crianças queriamos o melhor... e é assim que nasce novos torcedores todos os dias... POr isso, não tente tirar os méritos do SP. CADA ESTÁ NO SEU DEVIDO LUGAR!

PARA CONQUISTAR O MUNDO PRIMEIRO PRECISA ATRAVESÁ-LO!

COMO EU TE AMO DE MAIS!

ASS: Bia C. Dias =)

Anônimo disse...

Como são amargos os torcedores de outros times ditos grandes em SP.

Um, o Corinthians, foi 4 vezes rebaixado por critério técnico ( taça de prata em 81, João Havelange, Paulistão 2005 e Brasileiro 2007), tem quase 100 anos, é apenas nacional, sendo que se tornou nacional após longos 80 com o gol do craque Tupã...

O outro, o Palmeiras, estaria 30 anos na fila se dependesse dos próprios recursos.

SP é o maior do Brasil faz tempo, Gigante, não tem para ninguém. E a torcida que está crescendo, dos jovens tricolores, esses que têm que aguentar brincadeiras com sua sexualidade que são apoiadas pela mídia, são fanáticos.
A notícia de hoje mostra tudo:

Menino foge de casa para conhecer Rogério Ceni, diz avó
Garoto pegou carona por 438 km e passou fome.

E quem fala em emoção, não sabe o que está dizendo. O dia que tiverem um estádio lotado e feliz porque ganhou a América, venham falar do SP, pq não há base de comparação.

E ao infeliz que desdenhou Telê, só digo uma coisa: não entende nada de futebol, nada, principalmente porque um Rai, um Ademir, um Socrates, um Pelé ( vejam que falei um de cada time) mostra toda a glória do futebol brasileiro.

A verdade sobre o SP pode ser resumida em uma frase:
Quando o Gigante se levanta, todos temem, pq até os adversários acreditam no SP.

Anônimo disse...

Na primeira vez que entrei no Morumbi, com 12 anos, nos idos de 1982, senti a grandeza não só do estádio mas de ser são paulino. Era um clássico, contra o palmeiras. Primeiro tempo chuvoso. Segundo tempo, chuva de gols: 6 a 2 pro São Paulo, com direito aos dribles desconsertantes de zé sergio e gol de calcanhar de mario sérgio. Já naquela época o time do São Paulo já tinha 7 convocados na seleção brasileira, além de Dario Pereira. O tricolor já nasceu grande desde Frederich, Leonidas, Canhoteiro, Gerson, passando por Chicão, Serginho, Renato, Careca, Muller, Zetti, Raí e tantos outros craques que sempre se consagraram no mais querido. Tive a felicidade de ver, no meio da Independente, mais de 120.000 pessoas comemorando, por duas vezes seguidas o título da LIBERTADORES. Lembro, ainda, que naquele tempo as torcidas sentiam ódio de outro time (que recuso citar o nome). Mas agora vejo a ira da maioria dos torcedores se voltarem para a torcida que mais cresce no Brasil, a torcida que tem idolos e reconhece seus feitos, a torcida que lota o estádio para apoiar, incentivar e até mesmo vaiar seu time, se necessário. Não tentamos invadir o estádio para agredir nossos jogadores. Aliás existe uma torcida que se diz fiel mas, no entanto, não consegue lotar um Pacaembú em jogo de Libertadores, mesmo com ingresso a 5 reais. Aliás o time dessa torcida fez uma falta na série A. Apenas 5 times disputam o título, estádios lotados, jogos disputados, quase não tem emoção. AINDA não somos a maior torcida, mas somos a melhor do maior time do Brasil!!!!!!

Marcelo - Aparecida/SP

Anônimo disse...

Mas também né o que dizer de uma torcida cuja maior comemoração é um título paulista, sobre um time do interior, por 1 a 0, em circustâncias duvidosas de suborno de jogadores e arbitro? Que tem como maior ídolo "biro-biro"? Que se diz fiel mas o máximo que consegue é ocupar espaço no pacaembu, sem lotá-lo? Fidelidade é colocar uma média de 50.000 em seu estádio em libertadores. Comparecer quando o time precisa e a apoiar. É ser eliminado numa semifinal e ver a torcida entoando o hino, como contra na Libertadores ou contra o São Caetano. É atravessar fronteiras e não divisas. Chegar no outro lado do mundo e ter orgulho de gritar SÃO PAULO e não ter vergonha, pela qual nunca passamos e jamis passaremos, de disputar uma segunda divisão, com times inexpressivos e público pífio. A raiva destilada por outros torcedores em direção ao São Paulo, talvez seja sintoma de crescimento. Estamos crescendo e incomodando e pior (para eles) ganhando títulos, enfim, tendo reconhecimento como time de futebol no mundo e respeitados como a torcida que mais cresce no país da bola!

Marcelo - Aparecida

Anônimo disse...

Nossa quantos torcedores apaixonados!!! Onde vcs se escondem? Agora é fácil falar que adora o são paulo (minúsculo mesmo), pois estão ganhando vários títulos. E se estivessem na segunda? E se ficassem 23 anos sem título? Demonstrariam o mesmo sentimento? Para o Corinthiano o mais importante é Ser Corinthiano! Mas a frieza de vcs nunca permitirá que entendam isso.

Anônimo disse...

Caros amantes do futebol, eu não sei a que agremiação é apegado este tal de edu, porém tenho certeza de que a raiva e tristesa que o time deste desiludido torcedor propicia a ele o fez ver apegar estes sentimentos maléficos ao time que é atualmente o mais competitivo da américa do sul!, o Muricy é chato?, sim!, o futebol do SPFC é pragmático?, sim!, mas cada clube tem seu espaço reservado ao seu modo na história, e a do historia "hodierna" do SPFC é ter se organizado nos últimos anos para tornar-se maior do que já é!!!, eu fico muito triste, pois este infeliz diz que o SPFC usa de práticas comerciais para aumentar a torcida, por acaso outros grandes clubes nunca fizeram isso???, o Corinthians, Flamengo, Santos, Palmeiras e outros sempre tentaram tornar-se maiores organizando parcerias para adquirir bons jogadores, para ganhar campeonatos!!!, o São Paulo foi um dos poucos grandes que "não vendeu a alma" para tentar ganhar títulos!!!!, e isso serve para avolumar torcida também!!!, ou ele acha que os bons jogadores, os astros não fazem as crianças se apaixonarem pelos times?????, e neste caso foram adquiridos por práticas comerciais!!!, este tal de edu não deve ser muito feli pois o rancor dele quanto ao SPFC deve ser ocasinado a falta de títulos que o time dele enfrenta a algum tempo!.

Anônimo disse...

Em resposta a insulto de outras pessoas, engana-se quem acha que o SPFC não teve seu período de estiagem de títulos, ficamos 10 anos sem ganhar um título....pois estávamos investindo recursos na construção do MORUMBI, houveram times que ficaram 23 e 17 anos respectivamente sem ganhar pois eram desorganizados ou simplesmente pq haviam outros times melhores e mais bem preparados;........; Mais: dizer que o SPFC não é folclórico pq ficou quase 20 anos sem títulos é uma pouca vergonha, vcs deveriam lavar a boca antes de dizerem uma coisa dessa!!!, SE GANHAR TÍTULO SOBRE SEUS MAIORES RIVAIS NÃO FOR ALGO DIGNO, EU JÁ NÃO SEI MAIS O QUE É....o propósito dos títulos é alegrar sua torcida, poder tirar o sarro da cara do rival na segunda feira de manhã e dizer: olá freguês!,MAS NÃO VALE COMEMORAR TÍTULO DA SEGUNDA DIVISÃO!!!!.

Anônimo disse...

Eu não me importo com os outros torcedores. Eu não fico xingando caso um ou outro não vá ao estádio. O que me importa é o que eu sinto pelo meu time. Dizer que a torcida X ou Y é melhor ou pior é muito errado. Que torcida é "fiel" e invade treino pra bater nos jogadores (caso Edílson)? Ou a "magnética", que vira e mexe faz isso? Ou a torcida "argentina" do Grêmio (fez isso este ano)?

O SPFC passou dois grandes períodos de jejum - um de DEZESSETE anos -- de 1953 a 1970 -- porque investia o dinheiro na construção do Morumbi... Não havia dinheiro para que grandes times tivessem sido montados, e, infelizmente, este período coincidiu com o período do maior time de todos os tempos, o Santos de Pelé (digo isso de ouvir, até porque eu nasci em 1980) e posteriormente ao título da Libertadores/93... Mesmo ganhando um campeonato paulista aqui, outro ali... Foram 12 anos sem um título de expressão, até a Libertadores/05...

Para não ficar me alongando desnecessariamente... QUEM DESDENHA QUER COMPRAR!

Ê, inveja!

Saudações tricolores